Neste Domingo (01), acontece na Assembleia Legislativa Piauiense (ALEPI) a posse dos novos Deputad@s eleitos nesse ultimo pleito, paralela a posse acontece também a eleição para a nova presidência da casa, um duelo comparada pelos os "especialistas políticos" do Estado como um segundo round da eleição estadual do ano passado. Concorrem a presidência da ALEPI, o atual(e eterno presidente) Themistocles Sampaio (PMDB) e Fábio Novo (PT).
Querem saber, concordo com os especialistas, visto que o embate vai por a prova, se as articulações e acordos feitos pra composição do novo gorverno serão honrados, bem como (e mais importante) a oportunidade de romper um laço tradicional de só uma pessoa, e somente um partido, presidir uma casa que tem o segundo maior orçamento do estado e quem sempre está a serviço da população.
A ALEPI, possui além de sua estrutura como poder legislativo, uma estrutura de mídia e comunicação que não serve como deveria a população, com uma grande de programação e vinculação, afastada totalmente dos interesses sociais e comuns. Por aqui já compartilhamos uma carta de entidades do movimento social que alerta para a melhoria da atuação do poder legislativo perante a sociedade piauiense.
A ALEPI hoje, assim como muitas casas do legislativo por esse Brasil, também sofre defasagem da participação de jovens, mulheres e negros, em sua composição, o que reforça o caráter provinciano do voto eleitor piauiense.
Esperamos fraternalmente que o possível rompimento com o tradicional (ao menos na cabeça do poder legislativo) traga uma nova esperança para nosso eleitorado. Esse segundo round é a possibilidade de vez de acreditar numa mudança que só será realizar de vez com uma #ReformaPolíticaJá Ampla, Democrática e Participativa. Aos poucos avancemos, "o Novo, sempre vem".
Nenhum comentário:
Postar um comentário