Aconteceu nos dias 27, 28 e 29 de Outubro em Teresina a 2ª Conferência Estadual de Políticas Públicas de Juventudes, na ocasião as juventudes reunida, celebrou, discutiu, propôs e exerceu seu protagonismo em um espaço amplo e democrático. A etapa estadual que foi organizada pela Coordenadoria Estadual de Juventude e apoiada pelo Conselho Estadual dos Direitos da Juventude do Piauí foi resultado de um longo processo, iniciado ainda em 2008, com a 1ª Conferência Estadual de Juventude. Naquela ocasião, em um espaço plural foram elencadas propostas para uma política pública de juventude, que resultaram no ano seguinte no Plano Estadual de Juventude - um instrumento da política de juventude -.
Retomando o processo anterior, a atual Coordenadoria Estadual de Juventude em parceria com o Conselho Estadual dos Direitos da Juventude do Piauí encaminhou os procedimentos para a realização da 2ª Conferência Estadual de Juventude (processo esse que se deu com etapas livres, municipais e regionais). Foram realizadas 08 Etapas Regionais (São Raimundo Nonato, Bom Jesus, Uruçuí, Campo Maior, Teresina, Parnaíba, Picos e Oeiras) que mobilizou as juventudes dos 11 territórios de desenvolvimento do estado. Em cada etapa regional, as juventudes presentes levantaram suas bandeiras, conheceram mais de perto o Plano Estadual de Juventude e contribuíram na construção da política nacional de juventude.
Na etapa estadual as juventudes discutiram 14 temas em que relacionaram com as diversas realidades ali presentes com o que se tem de concreto como políticas para as juventudes piauiense. Não foi um exercício fácil, pois das muitas ações (57 mais exatamente) existentes no Plano Estadual muitas ainda devem ser efetivadas, mas muita coisa foi proposta ao plano.
Em um momento festivo as juventudes exerceram sua democracia e elegeram a delegação estadual que irá participar da 2ª Conferência Nacional de Juventude em Brasília de 09 a 12 de Dezembro de 2011. Será o momento de avaliar e contribuir com a Política Nacional de Juventude que já teve muitas conquistas desde 2010 com a aprovação da Emenda 65 que dispõe do jovem brasileiro como sujeito de direito e este ano, com a aprovação do Estatuto da Juventude pela Câmara Federal, essas conquistas são frutos dos esforços dos trabalhos das associações, fóruns, redes de juventudes espalhados pelo país que continuam na luta por um outro mundo possível para as juventudes do Brasil.
Nenhum comentário:
Postar um comentário