quarta-feira, 23 de novembro de 2011

DIARIO DE BORDO: ENCONTRO INTERMUNICIPAL DA RECID – PIAUÍ



Participei neste fim de semana (18 a 20 de Novembro) de uma etapa dos Encontros Intermunicipais da Rede de Educação Cidadã – RECID – Piauí, que aconteceu em no Centro Guadalupe em Teresina. A atividade foi um espaço de partilha e construção de saberes a partir da Educação Popular. Os trabalhos foram abertos na manhã de sexta com um almoço de acolhida e no turno da tarde abertura se deu com uma mística que envolveu os participantes com o ambiente em que passaríamos os próximos dias. Uma análise de conjuntura que fez a relação das questões ambientais, programas sociais, políticas públicas, movimentos populares e sociais nos trouxe a uma forte reflexão sobre o processo de crescimento e desenvolvimento por que passa o Estado do Piauí. Dos facilitadores da mesa, tivemos uma dose de esperança para continuarmos na luta contra o capitalismo e o consumo e na defesa de nossa biodiversidade.
Mas o momento era também de celebrar as ações que a RECID – PIAUÍ executou ao longo desse ano, daí tivemos um momento único de relembrar o último encontro que aconteceu em Outubro deste ano. Na manhã do sábado tivemos uma gostosa reflexão sobre o Trabalho em Rede, o que nos permitiu também a uma reflexão de nossa atuação como militante social que atua em rede. A atuação em rede deve ter como principio norteador a Comunicação e as relações se devem dar na horizontalidade e na percepção de uma identidade com o trabalho, primando por uma gestão compartilhada, participativa e na busca sempre de uma sustentabilidade.
E a Educação Popular? Esse foi o tema central do encontro. Fomos apresentando a uma proposta de formação que tem uma forte ligação com o movimento popular. “A educação popular é um processo de formação que se dá dentro de uma perspectiva política de classe e que toma parte ou se vincula à ação organizada do povo, das massas para alcançar o objetivo de construir uma sociedade nova de acordo com seus interesses”. Alguns elementos são fortes dentro desse processo, como as místicas, que nos permite a humanizarmos cada vez mais. A Educação Popular é o instrumento de transformação da realidade concreta dos oprimidos.
Encerramos o encontro no domingo, fazendo uma mística que remetia ao dia da consciência negra (20 de Novembro) com cantos e elementos dos clamores dos negros e negras desse estado. Resgatando a memória do encontro, socializando os encaminhamentos finalizamos o encontro com a certeza do espírito renovado para continuarmos na luta por um outro mundo possível.



sexta-feira, 4 de novembro de 2011


Aconteceu nos dias 27, 28 e 29 de Outubro em Teresina a 2ª Conferência Estadual de Políticas Públicas de Juventudes, na ocasião as juventudes reunida, celebrou, discutiu, propôs e exerceu seu protagonismo em um espaço amplo e democrático. A etapa estadual que foi organizada pela Coordenadoria Estadual de Juventude e apoiada pelo Conselho Estadual dos Direitos da Juventude do Piauí foi resultado de um longo processo, iniciado ainda em 2008, com a 1ª Conferência Estadual de Juventude. Naquela ocasião, em um espaço plural foram elencadas propostas para uma política pública de juventude, que resultaram no ano seguinte no Plano Estadual de Juventude - um instrumento da política de juventude -.
Retomando o processo anterior, a atual Coordenadoria Estadual de Juventude em parceria com o Conselho Estadual dos Direitos da Juventude do Piauí encaminhou os procedimentos para a realização da 2ª Conferência Estadual de Juventude (processo esse que se deu com etapas livres, municipais e regionais). Foram realizadas 08 Etapas Regionais (São Raimundo Nonato, Bom Jesus, Uruçuí, Campo Maior, Teresina, Parnaíba, Picos e Oeiras) que mobilizou as juventudes dos 11 territórios de desenvolvimento do estado. Em cada etapa regional, as juventudes presentes levantaram suas bandeiras, conheceram mais de perto o Plano Estadual de Juventude e contribuíram na construção da política nacional de juventude. 
Na etapa estadual as juventudes discutiram 14 temas em que relacionaram com as diversas realidades ali presentes com o que se tem de concreto como políticas para as juventudes piauiense. Não foi um exercício fácil, pois das muitas ações (57 mais exatamente) existentes no Plano Estadual muitas ainda devem ser efetivadas, mas muita coisa foi proposta ao plano. 
Em um momento festivo as juventudes exerceram sua democracia e elegeram a delegação estadual que irá participar da 2ª Conferência Nacional de Juventude em Brasília de 09 a 12 de Dezembro de 2011. Será o momento de avaliar e contribuir com a Política Nacional de Juventude que já teve muitas conquistas desde 2010 com a aprovação da Emenda 65 que dispõe do jovem brasileiro como sujeito de direito e este ano, com a aprovação do Estatuto da Juventude pela Câmara Federal, essas conquistas são frutos dos esforços dos trabalhos das associações, fóruns, redes de juventudes espalhados pelo país que continuam na luta por um outro mundo possível para as juventudes do Brasil.