quarta-feira, 5 de outubro de 2011



           Nos últimos dias de agosto e primeiros dias de setembro movimentos populares protagonizados por estudantes chamaram a atenção da sociedade para uma questão que envolve os interesses entre capital, trabalho e direitos sociais no sistema de transporte público em Teresina. No centro da pauta, a possibilidade de revogação do aumento nos preços da passagem de ônibus urbano.

          Além da revogação do aumento, mais uma conquista do movimento: a auditoria da planilha de custos. Contudo, exigimos que os trabalhos de auditoria estendam-se aos escritórios e garagens das 13 (treze) empresas concessionárias do sistema de transporte urbano, haja vista que inexiste qualquer tipo de licitação pública, essencial à legitimidade da prestação de serviço público.

         Essa luta é tanto justa quanto vitoriosa, não somente pela conquista da revogação do decreto do aumento na passagem, mas pela ampla legitimidade que o direito de ir e vir; o direito a pagar um preço justo pelo transporte; e os direitos a um trabalho decente representam nas consciências dos teresinenses.

         Nós da Juventude do PT manifestamo-nos com o entendimento de que é incompatível a prestação de um serviço de transporte público de qualidade com o monopólio das empresas privadas no sistema. Portanto, afirmamos a defesa da criação da Companhia Municipal de Transporte Público. Reafirmamos o nosso compromisso e luta pelas condições políticas de aprovação da lei do passe livre estudantil.

         A luta continua, vamos juntos até a vitória!  






Nenhum comentário:

Postar um comentário