quarta-feira, 19 de setembro de 2012
terça-feira, 18 de setembro de 2012
Juventudes: Desafios para a próxima década
Em tempos de anos atípicos como esse, em retomada de acusações contra o PT trago aqui as reflexões de José Dirceu em um texto disponível em seu blog, mostrando que ser mais orgânico do que muito petista por aí...
Eís uns trechos:
Eís uns trechos:
"o maior desafio do Brasil nos próximos dez anos é a juventude e seu acesso à educação, lazer, esportes e cultura. É este acesso que trará proteção frente às drogas e ao crime. O que levará cidadania e emprego aos nossos jovens. E, sobretudo, o que permitirá ao país uma inserção renovadora da juventude em nossa sociedade. "
leia o texto na integra: http://www.zedirceu.com.br/index.php?option=com_content&task=view&&id=16341&Itemid=2
segunda-feira, 17 de setembro de 2012
[MEU VOTO POR UMA] TERESINA PARA TOD@S
JUVENTUDES DE TERESINA... CONFIRAM O QUE WELLINGTON DIAS PENSA SOBRE NOSSAS POLITICAS
A juventude está sendo compreendida não apenas em sua dimensão etária e geracional. Parte-se da premissa de que para compreender as especificidades da juventude implica entender que a vivência juvenil tem um sentido em si mesma, não sendo somente uma passagem para a vida adulta, sendo preciso considerar o sentido da diversidade e das múltiplas possibilidades de como esta condição é ou pode ser vivida. Compreendemos que é extremamente importante levar em consideração a pluralidade e as circunstâncias que caracterizam a vivência juvenil.
Nesta perspectiva, estamos considerando como diferentes jovens vivem sua juventude e as desigualdades vivenciadas no acesso a oportunidades e direitos de acordo com seu gênero, raça, orientação sexual; local de moradia; ter ou não alguma deficiência; ser ou não de comunidades tradicionais. Assim, as/os jovens são sujeitos de direitos, sujeitos políticos e atores sociais e têm necessidades específicas e singulares, portadores de rica diversidade, com diferenças de identidade, organização e expressão (cultural, artística, política etc.). E, a juventude é percebida atualmente como uma questão prioritária e como crescente fonte de preocupação.
Em 2005, o Governo Federal iniciou a construção de uma Política Nacional de Juventude com a criação da Secretaria Nacional de Juventude, vinculada à Secretaria-Geral da Presidência da República, do Conselho Nacional de Juventude (CONJUVE). No Estado do Piauí, temos a Coordenadoria Estadual da Juventude e, no município de Teresina, temos a Secretaria Municipal da Juventude (SEMJUV), criada em 2007.
Porém, não só o contingente de jovens que temos hoje, mas principalmente a realidade que este segmento enfrenta, traz à tona a necessidade de debruçarmos o olhar e buscar soluções para mudar a situação de nossa juventude.
Confiram as propostas na integra: http://www.wellington13.com.br/projetos/5
Assinar:
Postagens (Atom)