sábado, 25 de junho de 2011

Diário de Bordo: INTERCÂMBIO REGIONAL DE JUVENTUDE

Recentemente estive na Roliúde Nordestina (Cabaceiras – PB) região do Cariri Paraibano que sediou no período de 16 a 19 de Junho o Intercâmbio Regional de Juventude, realizado pela Escola de Formação Quilombo dos Palmares – EQUIP em parceria com a Rede de Jovens do Nordeste – RJNE que reuniu mais de 300 jovens dos mais diversos territórios dos 09 (nove) estados nordestinos. Reunidos para festejar, celebrar, socializar experiências e ações esses jovens participaram do intercâmbio regional para finalizar um ciclo que teve inicio em Julho de 2009, ali mesmo em Cabaceiras, com a realização do primeiro intercâmbio estadual da juventude rural do projeto Desenvolvimento e Cidadania da EQUIP com o Ministério do Desenvolvimento Agrário – MDA, desde então mais 08 (oito) intercâmbios foram realizados nos estados nordestinos, com jovens dos territórios mobilizados pela RJNE nos estados.
Aqui no Piauí a RJNE conseguiu articular jovens de todos os territórios para participarem do intercâmbio estadual que foi realizado de 11 a 13 de Fevereiro em Teresina. Lá foram discutidas políticas públicas de juventude, como também analisada o desenvolvimento desses jovens (rurais e urbanos) nos territórios. A identificação dos jovens nos territórios ainda é um principio novo, mas necessário, frente aos desafios de desenvolvimento de cada região e essa identidade territorial do jovem traz novas formas de enfrentamento da realidade juvenil nordestina.
E reunir jovens de diferentes territórios nordestinos e identificar bandeiras comuns de grupos organizados ou não foi o desafio da rede jovens do nordeste ao longo desse ano e o Coletivo Piauí da RJNE partiu rumo a Cabaceiras em uma delegação paritária de gênero com 24 jovens que estiveram de mentes e corpos inseridos no processo do Intercâmbio. Jovens esses que saíram de seus territórios, municípios e comunidades a fim de socializar as experiências coletivas e individuais com outros jovens da região em um momento festivo, formativo e reflexivo que foi esse intercâmbio, que teve de tudo. Plenárias com representantes das políticas de desenvolvimento territorial e das políticas públicas de juventude; Oficinas que tinham como eixo o destaque das ações e estratégias juvenis dentro dos territórios; Apresentações culturais de comunidades tradicionais, da representação cultural dos estados presentes e da alegria junina das noites culturais.
A Rede de Jovens do Nordeste, mas uma vez cumpriu seu papel de articuladora da juventude nordestina, proporcionando uma nova compreensão da identidade territorial nordestina ao jovens participantes. Que venham as conferências de juventude, espaço propositivo que a juventude "enreada" está preparada pra mais uma vez ser ouvida e atendida nas suas afirmações.

Mesa de Abertura

Abertura das Atividades Culturais

quinta-feira, 9 de junho de 2011

#SOSCasadoEstudante

Se faz necessário o Movimento Estudantil de Teresina mais uma vez se unificar e se articular na luta para ajudar os companheiros e companheiras das casas de estudante da cidade. Na noite de ontem foi convocada uma audiência pública na sede da Casa de Estudante Masculina onde poucos convidados (parlamentares, movimentos, poder púbico) prestigiaram o evento que serviu para mostrar a realidade deprimente desses estudantes.


Na ocasião o presidente da Casa Masculina (Constâncio Muniz) trouxe um depoimento de como anda as negociações com a SEDUC no tocante ao convênio firmado, que garante a alimentação dos residentes que está cancelado a mais de um ano. Estava presente também a presidente da Casa Feminina (Renata Pierot) apresentou também a triste situação por que passa as residentes, que estão inclusive a beira de serem despejadas, visto que a mesma SEDUC não realizou mais o pagamento do aluguel da casa onde as estudantes residem.
Os problemas vão mais além, na Casa Masculina além da falta de alimentação o prédio precisa urgentemente de uma ampla reforma, que garanta uma hospedagem digna aos seus moradores. A situação na Casa Feminina está pior, pois as mesmas estão sendo ameaçadas de despejo da residência, que não sendo própria lhes deixam na fragilidade de nenhuma garantia, fora que o repasse para alimentação também não está sendo executado pela SEDUC.
Quando os representantes das casas procuraram a SEDUC e o secretário, os mesmos foram informados que essa não é mais uma questão de EDUCAÇÃO e sim de ASSISTÊNCIA SOCIAL, diante desse fato os mesmos procuraram a SASC, onde nenhuma solução foi apresentada.

Casa Masculina do Estudante (Teresina-PI)

O fato é que não tendo mais a quem recorrer, os estudantes residentes das Casas de Estudantes de Teresina, precisam da ajuda de todas as forças do Movimento Estudantil Teresinense, nessa hora de dificuldade, pois o poder público zomba das necessidades destes estudantes fazendo um jogo de PING-PONG com o problema. E PROBLEMA é o que de fato significa as Casas de Estudantes para o Governo do Estado, que tem por medida fechar essas casas, alegando a Universalização do Ensino Básico e Superior pelo estado. 
Mas nada justifica tratorar os sonhos e anseios desses jovens de todos os cantos do Piauí, que tiraram como encaminhamento na noite de ontem caso o secretário de educação não cumpra o acordo de renovar o convênio (que garante a alimentação desses jovens), ocupar em acampamento a sede da secretaria. 
A Legião das Vanguardas de Juventude - LVJ ; a Rede de Jovens do Nordeste - Coletivo Piauí (RJNE-PI) e a União Municipal dos Estudantes Secundaristas - UMES Teresina, estão no apoio e na luta com os estudantes das Casas de Estudantes de Teresina e também convocam as forças do Movimento Estudantil e do Movimento Popular da cidade, bem como toda a sociedade Teresinense a apoiar a causa juvenil, que está na defesa dos direitos humanos desses jovens que estão tendo seus direitos agredidos quando o governo não lhes propiciam uma qualidade de vida decente a esses sonhadores, valentes e corajosos jovens que deixam seus territórios, suas casas e famílias em busca de seus sonhos em Teresina.